quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Desintegração da Iugoslávia


A Federação Iugoslava se originou de territórios que faziam parte dos impérios Autro-Hungaro e Tuco-Otomano. Essa união deveu-se ao marechal Josip Broz Tito, que se destacou na luta contra os invasores nazistas durante a Segunda gGuerra Mundial. Tito implantou na Iugoslávia um regime socialista, mas jamais aceitou a interfeência da União soviética.
Depois da morte de Tito em 1980 asituação se agravou devido a alternância de governates e a crise da união soviética. A Iugoslávia que era formada por seis republicas: Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia e por regiões autônomas (Voivodina e Kosovo). A sérvia era a mais poderosa, pois controlava a maior parte da força militar e da economia do país, e lutava contra os movimentos separatistas pois os eslovenos e os croatas não queriam mais ficar subordinados aos sérvios, apoiando a separação da República Socialista Federatista da Iugoslávia.
A primeira republica  a se separar foi a Eslovênia, depois a Croácia e bósnia-Hherzegovina. Os Sérvios então liberados pelo presidente Milosevic entraram em guerra com essas regiões. A maioria albanesa em kosovo também exigiu se tornar uma república porque a Sérvia começou a exercer controle sobre ela.
Mapa referente á Kosovo após a sua separação com a Iugoslávia

Nenhum comentário:

Postar um comentário